Data: 24/06/16

Docentes do curso de Geografia tem projetos aprovados na FAPERO.

Os docentes do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Professora Doutora Maria das Graças Silva Nascimento Silva e Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva apresentaram e tiveram aprovado seus projetos junto à Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO).

Defesas

CAPÍTULO VI - Do Trabalho de Conclusão de Dissertação

 Art. 53. Do candidato ao título de mestre será exigida a aprovação de um trabalho de Dissertação de sua autoria, o qual será elaborado sob a supervisão do seu professor orientador.

 Art. 54. Na dissertação o candidato deve evidenciar sua atualização científica ou tecnológica, sua capacidade de sistematização no tema escolhido e sua pertinência com a Ciência Geográfica.

 Art. 55. A comissão examinadora será constituída de doutores credenciados e aprovados pelo Colegiado e nomeados pelo Coordenador do PPGG, sendo composta pelo orientador, que a preside.

 Art. 56. A banca examinadora de mestrado será composta por 02 (dois) examinadores titulares e 01 (um) suplente.

 § 1º. Todos os examinadores deverão apresentar a titulação de doutor ou equivalente.

 § 2º. Pelo menos 01 (um) dos integrantes da banca examinadora para mestrado não deverá pertencer ao quadro de professores do PPGG.

 § 3º. O orientador é membro nato e atuará como presidente da banca examinadora, podendo ser substituído nesta posição pelo co-orientador ou por determinação do Colegiado do PPGG.

 § 4º. Excepcionalmente, além do número mínimo previsto no Caput deste Artigo, a critério do Colegiado, poderá ser aceita, para integrar a Comissão Examinadora, pessoa de reconhecido saber na área específica, com ou sem titulação formal desde que homologado pelo Colegiado do PPGG.

 § 5º. A indicação de nomes para a Comissão Examinadora é atribuição do orientador de comum acordo com o orientando e aprovada pelo Colegiado do PPGG.

 Art. 57. A Comissão Examinadora, pela maioria de seus membros, indicará a aprovação ou não do trabalho conclusivo.

 § 1º. A critério da Banca, aos trabalhos aprovados podem ser atribuídos os seguintes conceitos: a) aprovado; b) não aprovado, c) aprovado com distinção; d) aprovado com louvor; e) aprovado com distinção e louvor.

 § 2º. As menções citadas no parágrafo anterior considera ainda como critério: o mérito,  a inserção ou impacto social, a indicação para concorrer ao concurso de dissertações da ANPEGE, a indicação de publicação, entre outros.

 § 3º. Em caso de reprovação, a Comissão Examinadora de trabalho conclusivo poderá conceder prazo para uma re-apresentação do referido trabalho dentro da duração prevista para o curso, por meio de parecer fundamentado e devidamente homologado pelo Colegiado do Programa.

 § 4º. A contar da data de aprovação do trabalho pela Comissão Examinadora o Pós-Graduando terá o prazo máximo de 90 (noventa) dias para entregar a versão final corrigida e encadernada a qual, após homologação por escrito do orientador(a), deverá ser encaminhada à Coordenação do Curso para o recebimento do Diploma do título de Mestre em Geografia.

 § 5º. Conjuntamente com a dissertação, o pós-graduando obrigatoriamente incorporará o termo de compromisso de originalidade de seu trabalho, sendo alocada como 3ª capa do trabalho científico, especificando não se tratar de plágio, responsabilizando-se civil e criminalmente pelo teor do trabalho científico. O teor do termo de compromisso será estabelecido pela Coordenação e Colegiado do PPGG.

 § 6º. Com o trabalho aprovado e corrigido, o pós-graduando deverá entregar, exemplares corrigidos e encadernados com as respectivas cópias digitais gravadas em CD, as quais serão encaminhadas para a Biblioteca Central da UNIR (um exemplar), para o Programa PPGG (dois exemplares), um para a Biblioteca Nacional e um exemplar para cada membro da banca e seus respectivos suplentes, além de autorização para divulgação.

 § 7º. Após a defesa, a banca expedirá apenas Ata e Notificação de defesa, cujo Diploma será expedido somente após entrega final da dissertação corrigida, com homologação do orientador confirmando a realização das correções no que se refere ao mérito (conteúdo) e de português sugeridas pela banca examinadora.

 Art. 58. Os trabalhos conclusivos deverão ser redigidos conforme as normas  estabelecidas pelo PPGG.




Arquivos
Clique no link para fazer o download
   Clique para fazer o download do arquivo Defesas do PPGG

Voltar

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados